21/03/2023 16:05
*Júlia Têtê
Um intercâmbio entre agricultores e agricultoras familiares da Comunidade de Cachoeira Alta em Mutuípe e colaboradores da COOPATAN (Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves) aconteceu na sede da cooperativa, localizada na zona rural do distrito de Moenda no município de Presidente Tancredo Neves. A troca de saberes foi promovido pela FASE Bahia, através do projeto ATER Agroecologia, com apoio da Bahiater/SDR.
O Intercâmbio teve como objetivo principal a busca de conhecimentos do processo de produção da bala de banana “nego bom”, que a comunidade vem se capacitando para iniciar também a produção.
Na oportunidade, os agricultores conheceram ainda a fábrica de farinha de mandioca que tem capacidade de processamento de 30 toneladas de raiz por dia, e o biodigestor que aproveita os resíduos das fábricas e produz gás que tem sido utilizado no beneficiamento dos produtos, reduzindo a dependência de energia, necessidade de lenha e os impactos ambientais.
“Foi um dia de muito aprendizado, visitamos a parte do doce, aprendemos muito também. Sabemos que para chegar aquele nível que eles estão não foi fácil, mas as dificuldades sempre vêm e a associação ou grupo que esteja trabalhando com o mesmo objetivo também vai conseguir”, conta Maria das Graças de Jesus Santos, tesoureira da Associação da Cachoeira Alta/Mutuípe. “Gostaria de agradecer aos educadores da FASE, Silvanei e Aline, por nos proporcionar esse momento de poder conhecer um lugar com experiências tão importante para grupos que estão iniciando”, complementa.
*Júlia Tetê é comunicadora da FASE Bahia