Júlia Têtê
19/02/2026 17:02
A comunidade do Pastinho, situada no município de Mutuípe, recebeu nesta semana, uma Oficina promovida pela FASE Bahia com foco na manipulação e higiene dos alimentos, boas práticas de fabricação, empreendedorismo, qualidade da água e os riscos dos agrotóxicos. A iniciativa integra as ações de fortalecimento da agricultura familiar desenvolvidas pela FASE na região.
A oficina antecede uma nova atividade que será realizada ainda no mês de fevereiro, na próxima etapa os agricultores e agricultoras terão a oportunidade de participar de um curso prático de bolos confeitados. A proposta é ampliar as possibilidades de geração de renda na comunidade, aliando o conhecimento técnico à produção de alimentos com qualidade e segurança.
Com o objetivo de preparar os participantes para a próxima etapa, a FASE buscou parcerias para garantir uma formação qualificada sobre manipulação correta dos alimentos. Cláudia Teixeira, é Técnica em Alimentos e foi a palestrante convidada, abordando aspectos fundamentais de segurança, higiene no preparo, armazenamento e prevenção de contaminações. Durante a oficina, também foram discutidos temas como a importância da qualidade da água utilizada na produção, as boas práticas de fabricação e a responsabilidade de quem produz em relação à saúde dos consumidores e à preservação do meio ambiente. Além disso, foram destacados os riscos do uso de agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente. O tema do empreendedorismo também integrou a programação, com palestra de Marcos Melo, Diretor de Empreendedorismo. A atividade contou ainda com o apoio de representantes da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Saúde do município de Mutuípe.
A comunidade do Pastinho é acompanhada pela FASE por meio do projeto ATER Biomas, financiado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – BAHIATER. As ações do projeto visam fortalecer a produção sustentável, incentivar o empreendedorismo rural e promover melhorias na qualidade de vida das famílias agricultoras. Iniciativas como essa reafirma o compromisso da FASE Bahia com o desenvolvimento rural sustentável e com a valorização da agricultura familiar, investindo em capacitações que também geram renda e oportunidades para as comunidades acompanhadas.
*Comunicadora da FASE Bahia
