Marina Malheiro
09/11/2023 15:18
A mesa de abertura teve a presença da assessora do Núcleo de Políticas e Alternativas, Maria Emília Pacheco, representando também a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia). A pauta da mesa temática foi “Agroecologia enquanto ciência, prática e movimento: como escalonar experiências dos movimentos sociais via políticas públicas.
O primeiro seminário a ser realizado pelo MPF, foi organizado pelo GT (Grupo de Trabalho Agroecologia), e promovido pelas 4CCR (Câmaras de Coordenação e Revisão de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural) e de 6CCR (Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais)
O objetivo do seminário foi promover o debate na sociedade civil para ampliar ações agroecológicas e estimular as atividades em rede. No evento, foram discutidos temas como agroecologia, sociobiodiversidade, alimentação adequada e saudável, agricultura familiar, combate à fome e justiça climática.
Maria Emília Pacheco foi umas das palestrantes da mesa de abertura junto com Rogério Dias do Instituto Brasil Orgânico, Paulo Petersen do ANA (Articulação Nacional de Agroecologia) e Fátima Cabral do CSA Pé na Terra/Aprospera.
“ Temos que celebrar essa iniciativa do Ministério Público Federal como uma conquista. Cada vez mais nós entendemos que vivemos diante de um grande desafio que é construirmos sistemas alimentares sustentáveis, e por isso a promoção da agroecologia é constitutiva desse desejo, dessa aposta nessa grande causa que é a garantia humana à alimentação adequada e saudável”, refletiu a assessora.
Logo após o início do evento, Maria Emília Pacheco ainda falou sobre o conceito de agroecologia na prática e sua importância. “Recuperar os conhecimentos tradicionais e dialogar com eles é algo fundamental. Erram aqueles que dizem que povos indígenas e tradicionais, quilombolas retardam ou impedem o desenvolvimento, ou que representam atraso. Não, eles representam um presente para um futuro, desde que estejamos pensando em um conjunto da sociedade.” concluiu, a assessora.
A apresentação de Maria Emília no evento está disponível aqui, Canal da FASE
*Estagiária da Comunicação, sob supervisão de Paula Schitine