Alcindo Batista¹

Em novembro, o programa da FASE na Bahia distribuiu 250 cestas com alimentos agroecológicos nos municípios de Mutuípe, Laje, São Miguel das Matas, Amargosa, Jiquiriçá e Ubaíra, além de Presidente Tancredo Neves, na região do Baixo Sul. Essa ação foi realizada com a parceria da Fundação Banco do Brasil, através da campanha “Brasileiros pelo Brasil”.  

Dessa forma, Roselia Melo, coordenadora do programa da FASE no estado, conta que o atual contexto desses territórios infelizmente é o mesmo do restante do país, com as pessoas convivendo com a fome e entrando cada vez na linha da pobreza. Por isso, “ações como estas são fundamentais para nós, enquanto uma organização de solidariedade. É uma contribuição a mais que damos a sociedade em tempos de descumprimentos de direitos básicos”, pontua.

Este é o segundo ano em que a FASE participa desse projeto, realizado também no Mato Grosso. Na Bahia, dessa vez a FASE atua através de um consórcio junto com outras organizações como: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Movimento de Organização Comunitária (MOC). Quem lidera essa coalizão é o o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP). 

Combate à fome e geração de renda

A campanha Brasileiros pelo Brasil também tem o intuito de apoiar a agricultura familiar. Isso porque os produtores rurais enfrentam dificuldades para vender seus produtos, o que foi agravado pela pandemia. É o que conta a agricultora familiar Maria Francisca Machado, da comunidade Riachão do Meio. Para ela, “não é apenas mais uma alternativa de comercialização em meio a um momento que a gente mal consegue garantir o básico. É uma oportunidade de levar nossos produtos até pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”.

Já para Meirevanda dos Santos, de Mutuípe, a ação “veio em um momento oportuno, nos incentivando a estar sempre produzindo”, conta ela, que forneceu 13 tipos de alimentos para o programa, dentre eles abóbora, aipim e banana prata.

[1] Estagiário, sob supervisão de Cláudio Nogueira.