01/12/2015 00:23

agricultura_mda

O intuito foi identificar e compartilhar referências inovadoras. (Foto: MDA)

A experiência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvida pelo programa da FASE no Mato Grosso junto a uma associação de famílias agricultoras do Assentamento Mineira, em Cuiabá, integrará o Caderno “Boas Práticas de ATER na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária”. Os 57 exemplos para a edição 2015 da publicação foram selecionados por setores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)¹ em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O intuito foi identificar e compartilhar referências inovadoras, com contribuição comprovada na ação de Ater e na implementação de políticas públicas voltadas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) da SAF/MDA, o Incra, Secretarias do MDA e Delegacias Federais do MDA (DFDA) organizaram seleções estaduais para escolher as práticas de Ater que vão compor a publicação.

Os escolhidos foram considerados pelos órgãos como casos de sucesso de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, agentes e instituições. As práticas foram organizadas em quatro eixos: Ater e Desenvolvimento Sustentável; Nova Ater; Ater e Políticas Públicas e Ater para Públicos Específicos. O caderno vai trazer as experiências selecionadas, que terão apoio do MDA para divulgação, compartilhamento e aplicação na Ater.

[1] Com informações do site do MDA.