Julia Tetê e Marina Malheiro
14/05/2024 17:42
Nesta terça-feira, dia 7, foi realizada a primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA DIRETO), no município de Presidente Tancredo Neves, localizado no território Baixo Sul da Bahia. O Programa está sendo executado em parceria com a Secretaria de Ação Social do município, e ao menos 47 agricultores das comunidades do Riacho do Caboclo, Junco e Coruja I estão comercializando seus produtos. O Programa beneficia diretamente 80 famílias em situações de vulnerabilidade social, cadastradas e acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Pela proposta, a FASE assessora e organiza os agricultores, apoia na articulação com os parceiros e recebe os alimentos e distribui junto aos CRAS às famílias beneficiárias.
Para Rosilene de Jesus, agricultora da comunidade Junco, o projeto do PAA só trouxe saldos positivos para sua família e comunidade. “O Programa de Aquisição de Alimentos trouxe oportunidades e valorização a nós agricultores, me sinto satisfeita em produzir e ter a certeza que hoje existe um projeto do PAA para entregar nossos produtos e ter uma renda melhor”, reflete. “O PAA trouxe vários benefícios para nós agricultores e as famílias que recebem os produtos, podendo proporcionar uma vida saudável e de mais qualidade. Minha palavra hoje é gratidão a todos os envolvidos e com a certeza de que dias melhores virão.”
A articulação dos recursos — na ordem de R$ 170.000,00 — para execução do projeto no município de Presidente Tancredo Neves é fruto de uma parceria da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), juntamente à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e conta com uma rede de parceiros comprometida com o fortalecimento da agricultura familiar, com a geração de oportunidades e renda, com o combate à insegurança alimentar e com a redução das desigualdades sociais.
*Comunicadora FASE Bahia e Estagiária da Comunicação,sob supervisão de Claudio Nogueira, respectivamente