André Araripe
13/12/2024 17:18
A FASE Pernambuco participou do IV UrbFavelas, que aconteceu entre os dias 20 e 22, na cidade de São Paulo, apresentando o artigo “(DES) POLÍTICA HABITACIONAL OU A PROMOÇÃO DE INFRAESTRUTURA COMO MÁQUINA DE DESPEJOS NO RECIFE: BARREIRAS E OPORTUNIDADES PARA RESISTÊNCIA”. O trabalho foi escrito em coautoria pelo educador da FASE PE André Araripe e outros três pesquisadores: Luana Varejão e Manoela Jordão, do Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), e Luan Melo, da Cooperativa Arquitetuta, Urbanismo e Sociedade (CAUS).
A base para produção do texto foi um estudo produzido pelo CPDH e pela CAUS, em parceria com o gabinete do vereador do Recife Ivan Moraes. A participação da FASE PE foi apoiada pelo Fundo Casa Socioambiental, que vem fortalecendo a atuação da FASE no enfrentamento ao racismo ambiental em territórios periféricos urbanos do Recife, ampliando suas capacidades de suporte às iniciativas comunitárias de adaptação, resiliência, resposta e reparação frente às ameaças e desastres potencializados pelas mudanças climáticas e pela precariedade das infraestruturas de seus territórios.
No seminário foram apresentadas as etapas de pesquisa, os alarmantes números de remoções de moradias causadas por obras públicas nos últimos 10 anos, a baixa oferta de novas moradias no período, bem como os desafios e as possibilidades de enfrentamento e reversão de despejos que as comunidades ameaçadas tem se deparado.
“Enfatizamos o quanto a máquina pública tem se utilizado da necessidade de obras públicas como pretexto para remover moradias em comunidades periféricas. Também chamamos atenção para o crescente uso das obras de resiliência e adaptação climática com o mesmo fim, removendo famílias sem adequado reassentamento”, afirmou André Araripe.
A participação da FASE Pernambuco no evento possibilitou o conhecimento e a aproximação com outras experiências brasileiras e latino-americanas de urbanização de favelas.
Leia o artigo apresentado no seminário.
*Educador da FASE Pernambuco