Helio Uchôa
18/08/2023 12:48
Um dia após a Marcha das Margaridas, que levou milhares de mulheres às ruas de Brasília para, entre outras reivindicações, combater a violência contra mulheres e lideranças, a FASE lamenta e repudia o assassinato de Dona Bernadete Pacífico, Ialorixá e liderança do Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) de Pitanga dos Palmares, que foi brutalmente executada na noite de ontem, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, capital da Bahia.
É lamentável como no Brasil lideranças em diversas atividades, a exemplo de Margarida Alves, que dá nome ao maior evento político de mulheres da América Latina, no campo; ou a vereadora Marielle Franco, no Rio, continuam sendo mortas como tentativa de silenciamento dessas vozes.
A FASE defende e apoia os direitos de liberdade de expressão e manifestação de credo, cor e toda a conjuntura social que permeia a vida dessas mulheres.
Diante disso, a FASE exige rápida e firme resposta das autoridades de segurança pública do estado da Bahia, na identificação e punição aos para que crimes como esse não voltem a se repetir.
*Estagiário da Comunicação, sob supervisão de Paula Schitine