13/04/2017 19:27

Comunidades tradicionais, povos indígenas, organizações e movimentos sociais de nove países da América Latina irão se encontrar no VIII Fórum Social Panamazônico,  que acontece entre os dias 28 de abril e 1 de maio na cidade peruana Tarapoto. Povos do Brasil, Equador, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa pretendem fazer uma discussão profunda sobre um novo modelo de civilização.

De acordo com os organizadores, o encontro é estratégico para conter o avanço do impacto socioambiental causado pelos megaprojetos e fortalecer as experiências de respeito à natureza e valorização da cultura popular. A série de reportagens de rádio “Fórum Social Panamazônico – Um olhar do Brasil”, realizada pela agência informativa Pulsar Brasil, reuniu diferentes vozes sobre os temas que envolvem a vida, a identidade e os problemas enfrentados na Amazônia. 

Guilherme Carvalho, coordenador da FASE na Amazônia e integrante do Comitê Internacional do Fórum, destaca que a defesa do Bem Viver ganhará destaque no encontro. “O Brasil está atrasado no debate”, pontua. “Esse é um tema que vai para além do debate do modelo de desenvolvimento. É uma crítica do modelo civilizatório, o que nos tira de um debate estritamente econômico”, explica.

Ouça aqui a reportagem da agência Pulsar Brasil.