30/10/2007 13:07

A Comissão de Caciques e Lideranças Tupinikirn e Guarani e a Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG) preparam o II Encontro “Replantar nossa Esperança” com o objetivo de avaliar a experiência de reflorestamento realizada até agora e fazer intercâmbio com outras experiências indígenas e não indígenas, buscando avançar em relação aos próximos passos para o reflorestamento de suas terras.

O primeiro Encontro aconteceu em abril de 2005 na aldeia Tupinikim de Irajá. Desde então, foi criado um viveiro de produção de mudas de árvores nativas na aldeia de Pau Brasil e foram feitos alguns reflorestamentos experimentais. Com o reconhecimento dos 11 mil hectares em disputa com Aracruz Celulose como Terra Indígena Tupinikim-Guarani, em agosto, a Comissão considerou importante realizar este segundo encontro que ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro de 2007, na aldeia Tupinikim de Pau Brasil, município de Aracruz(ES).

Mais informações com Vilson – djagwarete@ig.com.br ou Ervaldo na AITG – (027) 3250-1933.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 de novembro

Manhã: 9h – Mesa de troca de experiências em reflorestamento (relato das experiências Tupinikim/Guarani-ES, Vereda Funda-MG, Maxacali-MG, e outros);
Tarde: 14h – Oficinas sobre ‘reflorestamento e a educação indígena’, ‘coleta de sementes’, ‘o reflorestamento para o uso indígena’, ‘reconversão de áreas de eucalipto para mata atlântica’, ‘como implementar um viveiro’, etc.

Dia 17 de novembro

De 9 às 16h -Mutirão de plantio de árvores nativas na nossa terra.