03/04/2007 10:57

Nos dias 31 de março e 1º de abril, mais de 110 pessoas de 34 municípios do Sul, Baixo Sul e Médio Rio de Contas, participaram da II Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CRSAN), realizada em Itabuna, na Bahia. Esta II Conferência foi preparada coletivamente por uma comissão organizadora composta pelo Território Litoral Sul, Movimento de Luta pela Terra, Pastoral da Criança, e Auditório atento na II Conf. Regional de Segurança Alimentar e NutricionalMovimento Terra e Liberdade, representando a sociedade civil, e pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, do governo, contando ainda com o apoio da FASE, e da UBM – União Brasileira de Mulheres. Dos 54 municípios do Regional Sul, 34 conseguiram se mobilizar e enviar 97 delegados, sendo 12 do setor público (governos) e 85 da sociedade civil, dentre os quais haviam representantes de movimentos negros, povos indígenas e de religiões de matriz africana – povos de terreiro.

Os debates seguiram a proposta do CONSEA, mas antes se discutiu os conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, a Soberania Alimentar, e o significado do reconhecimento, pelo governo brasileiro, da existência do Direito Humano à Alimentação.Divididos em grupos, os participantes identificaram situações de insegurança alimentar existentes na região, procurando detectar suas causas, conseqüências e os setores da população mais atingidos. Identificaram e intercambiaram também experiências de sucesso no enfrentamento destas situações de insegurança alimentar. Além disso, tentou-se identificar prioridades que devem ser propostas ao poder público para a programação de ações destinadas a enfrentar as situações de insegurança alimentar e para o fortalecimento das experiências identificadas como promissoras para a superação da insegurança alimentar existente nos territórios do Sul, Baixo Sul e Médio Rio de Contas da Bahia.

A parte final da II CRSAN foi destinada ao debate e eleição dos delegados e delegadas que vão participar da Conferência estadual da Bahia que vai se realizar em Salvador, nos dias 24 a 26 de abril.