21/10/2009 16:49

Jean Pierre Leroy, sociólogo e educador da FASE, receberá hoje, dia 22, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o PRÊMIO JOÃO CANUTO.

O Prêmio leva o nome do primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria, no Pará, João Canuto de Oliveira, assassinado em dezembro de 1985. Caso que levou o Brasil à condenação pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, tanto pela demora no julgamento do crime, como pelo fato de o Estado não ter garantido sua segurança, apesar de ter recebido as denúncias do sindicalista pelas ameaças sofridas. O prêmio, promovido pelo Movimento Humanos Direitos, tem edição anual e visa homenagear pessoas e entidades que se destacam na luta pelos direitos humanos. Além de Jean Pierre, Luís Flávio Cappio, bispo católico, a Associação de Juízes para a Democracia e a atriz Isabel Filardes estarão entre os homenageados.

Como nos anos anteriores, o MHuD realizará um debate com o tema dos direitos humanos junto com a entrega do prêmio. Este ano o debate se dará no âmbito do VII Fórum Anual do MHuD, no auditório Manuel Maurício do CFCH, no Campus da Praia Vermelha, a partir das 17:30 (Praia Vermelha, nº 250, Rio de Janeiro). A ENTREGA DO PRÊMIO SERÁ A PARTIR DAS 19H.

O Fórum Anual do MHuD faz parte da III Reunião Científica Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões Correlatas que começou hoje e vai até o dia 23 de outubro.