Júlia Motta
19/06/2023 09:21

Com o objetivo de ampliar as vozes dos povos da Amazônia através da juventude engajada com produções audiovisuais, a FASE entregou kits de comunicação para jovens do Coletivo Guardiões do Bem Viver, no dia 13 de junho. Os equipamentos foram enviados pelo Levante Popular da Amazônia, iniciativa ligada à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), e os jovens foram capacitados pelo coletivo de comunicação Maré Cheia.

Segundo o educador da FASE Amazônia, Yuri Rodrigues, a comunicação popular vem se tornando o lugar de encontro das juventudes dos territórios de atuação da FASE. “Isso tem permitido o protagonismo de narrativas que são amplificadas em defesa dos direitos, das ancestralidades e da vida”, diz o educador.

“Esse kit é muito importante para nós, pois usamos a comunicação como ferramenta de luta e resistência nos nossos territórios”, afirma Thais Oliveira, do Coletivo. Através da comunicação, ela e outros membros divulgam suas ações, modos de vida e o dia a dia na região. “Nós também fazemos denúncias sobre as empresas mineradoras e madeireiras”, complementa.

A capacitação dos jovens em oficinas de comunicação pupular foi de responsabilidade do coletivo Maré Cheia. Os equipamentos entregues foram notebook, mesa de gravação, fone de ouvido, anel de luz e tripé, para permitir a ampliação de produções audiovisuais, podcasts e outras formas de comunicar a cultura do interior da Amazônia. “O kit entregue ao Coletivo Guardiões do Bem Viver vem mostrar como a juventude do PAE Lago Grande entende o seu papel e como hoje são os porta-vozes na defesa do Bem Viver.”, finaliza Yuri.

*Estagiária de Comunicação da FASE