11/06/2008 16:35
Realizou-se em Itamaraju – BA, nos dias 7 e 8 de junho, o I Encontro Regional de Formação e Capacitação de Acampados, Assentados e suas Lideranças – “Pelo Limite da Propriedade da Terra, Reforma Agrária e Justiça no Campo”.
Mais de 60 pessoas, entre agricultores familiares, dirigentes sindicais e de associações comunitárias, participaram das atividades. Este evento foi convocado pelo SINTRAF do Vale do Jucuruçu para fortalecer sua participação na Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, e contou com a decidida participação da FASE que é uma das entidades atuantes no FNRA – Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo.
A FASE atuou no dia 07/06 fazendo uma exposição sobre a expansão das monoculturas no Brasil em geral, e no extremo Sul da Bahia em particular, enfatizando as características deste modelo baseado na concentração crescente da propriedade da terra, expulsão das populações tradicionais e inviabilização da agricultura familiar, além dos impactos ambientais que vem provocando (perda da biodiversidade; degradação dos recursos hídricos, contaminação do meio ambiente por agrotóxicos etc.).
O evento contou também com exposições feitas por técnicos envolvidos com diversos projetos de assessoria técnica e extensão rural , desenvolvidos pelo SINTRAF Vale do Jucuruçú, seja em parceria com a FETRAF Bahia (caso do Biodiesel Petrobrás; Habitação Rural; ATES), seja com a própria FASE (caso do Projeto de Inclusão Social de Jovens e Mulheres AMA’s).
Apesar das dificuldades encontradas pelo SINTRAF do Vale do Jucuruçú para realizar este I Encontro, tanto os participantes como as lideranças sindicais e comunitárias presentes manifestaram interesse em prosseguir na Campanha pelo Limite da propriedade da terra, sabedores que um dos maiores desafios será a conquista de apoio junto a outros setores da sociedade regional.