O II Módulo do curso de Formação Mulheres e Agroecologia – com o tema, “Sem Folha não há vida, sem folha não há nada” –  acontece do dia 08 a 10 de setembro, em Cáceres no Mato Grosso. As atividades fazem parte do projeto Amazônia Agroecológica que está sendo desenvolvido de forma conjunta pela FASE Mato Grosso e Amazônia.

Foto: Mariana Santiago

Participam quarenta mulheres agricultoras, quilombolas, extrativistas, assentadas da reforma agrária e, nesta etapa elas vão debater a importância da agroecologia. O tema abordado desta vez será o cuidado em saúde de seus corpos e territórios. Para isso, contou com a participação da Articulação Pacari, um grupo de raizeiras que trocaram experiências e modos de usos de ervas medicinais dos biomas locais e ainda distribuíram o “Protocolo Comunitário Biocultural das Raizeiras do Cerrado – Direito consuetudinário de praticar a medicina tradicional” .

“Está sendo discutido o conceito de saúde ampliado, que não é só ausência de doença, mas a saúde mental, espiritual, saúde do território, a relação dessas mulheres com tudo isso, o seu bem viver, com seu território, quais são as ações para evitar o adoecimento”, explica Fran Paula, educadora da FASE Mato Grosso..

O curso também vai abordar a Não violência contra as mulheres, com a participação de coletivos urbanos de Cáceres, a função social, da delegacia das mulheres e o papel do poder público no combate aos abusos. “E ainda a importância do direito das mulheres no contexto das políticas públicas existentes para garantir a segurança e a vida dessas mulheres no campo, São atividades bem ricas no sentido de troca mesmo, que é um dos grandes objetivos deste programa”, destaca Fran.

Foto: Mariana Santiago