Cláudio Nogueira
19/06/2023 12:23
Com muita tristeza, a FASE comunica a morte, nesta segunda-feira, dia 19, da educadora Clara Rita Santana. Auxiliar administrativa na unidade Mato Grosso, Clara tinha 27 anos, e faleceu em consequência de um aneurisma cerebral, descoberto recentemente. Consternados, expressamos nossa solidariedade à família e aos colegas da equipe, nesse momento de luto e dor.
Clara atuava na FASE há seis anos, e tinha na sua rotina de trabalho o contato constante com a equipe de administração nacional, no Rio de Janeiro. “Era uma pessoa muito responsável, prestativa e inteligente. Passava muita serenidade”, lembra Eliene Sousa.
Na equipe de Mato Grosso, a partida prematura deixou todos muito abalados. “Clara era nosso quadro mais jovem, acompanhamos seu amadurecimento pessoal , era muito batalhadora”. relembra a educadora Fran Paula. “Quantas vezes cheguei na FASE e a primeira pessoa que a gente via era a Clara, o primeiro bom dia de todo mundo era pra Clara. Chegar e não encontrá-la vai ser um momento muito difícil pra todos nós”.
Mulher negra, da periferia de Cáceres, Clara perdeu a mãe muito cedo, e a avó recentemente, por isso era a principal referência de dedicação e cuidado com a família e com os irmãos Iasmin e Arthur. Tinha compromisso com o cuidado com o outro, e demonstrava essa garra nas muitas responsabilidades familiares e nas batalhas por melhores condições de vida, no trabalho e nos estudos – como quando concluiu a faculdade de Letras, em 2022.
Fran relembra que dialogavam muito sobre assuntos relacionados a mulheres negras, enquanto se exercitavam andando de bicicleta pela cidade e arredores. “A gente pedalava juntas, e eu sempre via a Clara como uma jovem que tinha muitos sonhos. A partida deixa um vazio, mas também a lembrança de uma pessoa que cuidou de muita gente.Perdemos uma amiga, mãe pra muitos, e uma irmã muito presente. Que possa ter um descanso tranquilo”.
Familiares e amigos informam que o velório de Clara Rita Magalhães acontece a partir desta tarde na Capela do Cemitério Parque dos Ipês, em Cáceres. O sepultamento está marcado para a terça-feira.
*Coordenador de Comunicação da FASE Nacional