23/02/2010 22:52
Enquanto a luta contra a instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte continua no sul do Pará, diversas organizações sociais alemãs tomaram a digna atitude de prestar solidariedade internacional. Abaixo, você pode ler em suas próprias palavras como a cidadania deste país europeu demonstra entendimento e preocupação acerca das violências e violações socioambientais vinculadas a mais este grande projeto de infra-estrutura. É importante que a cidadania brasileira saiba que não está sozinha, e que o governo e as empresas percebam que estão sendo observados de fora, tanto quanto do território nacional. Leia.
Moção de Solidariedade
Nós, ONGs da Alemanha, vimos através desta manifestar nossa solidariedade com o
Movimento do Xingu Vivo para Sempre e para com os moradores da área do Xingu, em repúdio à construção da usina hidrelétrica Belo Monte.
Acompanhamos há anos os planos de construção da usina, e frente aos acontecimentos
recentes no Brasil e um evento de informação sobre o tema aqui na Alemanha, estamos
preocupados com o bem estar da população local, com o rio Xingu e com as conseqüências sociais e ambientais para a região.
Conhecemos os processos injustos, perseguições e violências, aos quais as populações locais estão sendo submetidas, visto que estas se organizam, se mobilizam e se articulam para reivindicar e garantir seus territórios e seus direitos.
Estamos cientes de que os impactos ecológicos e sociais devido à esperada afluência de mais de 200.000 pessoas à construção da barragem ainda não foram estimados. Sabemos que o projeto corresponde a um modelo de desenvolvimento capitalista predatório, o qual atende a poderosos interesses econômicos, atropela os direitos dos povos indígenas, das populações rurais e violenta a natureza.
Vamos nos mobilizar e emitir nossa opinião caso empresas alemãs, suíças ou austríacas
estejam envolvidas em processos ligados à construção da UHE Belo Monte. Estas serão então solicitadas a emitir parecer.
Por fim, reafirmamos o nosso propósito de continuar colaborando com as populações locais para conquista, garantia e consolidação de seus direitos perante o governo federal e expressamos a nossa solidariedade e apoio.
As seguintes organizações assinam:
ASW – Ação Mundo Solidário
FDCL – Centro de Documentação Chile Latinoamerica
FIAN – Food First International
GegenStrömung – ContraCorrente
INFOE – Instituto de Ecologia e Antropologia
KoBra – Rede Nacional de solidariedade ao Brasil
ProRegenwald – ProSelva
Rettet den Regenwald – Salve a Selva
Robin Wood
urgewald