No âmbito Pan-Amazônico, a FASE denuncia os impactos do desenvolvimento imposto à região, que se materializa nos grandes projetos de hidrelétricas, mineração e monoculturas. Com sede em Belém, atua em municípios da região metropolitana e nas regiões do Baixo Tocantins e do Baixo Amazonas, visando o desenvolvimento regional e alternativas como o agroextrativismo e o cooperativismo.
O programa da FASE na Amazônia defende que a sustentabilidade socioambiental dos territórios está além da proteção dos recursos naturais. O avanço de monocultivos como os de dendê e soja, com a degradação da biodiversidade, provoca a insegurança alimentar e nutricional das famílias da região. Cenário que indica a importância da luta por justiça ambiental, em defesa dos bens comuns e dos direitos territoriais, valorizando os modos de vida de populações tradicionais extrativistas, de famílias agricultoras, quilombolas, indígenas e pescadores.
Diante do machismo, apoia grupos de mulheres incentivando sua autonomia econômica e política, colaborando na consolidação de mecanismos e redes de comercialização justa e solidária e investindo no fortalecimento de instâncias de controle social e espaços de construção da agroecologia.
A atuação deste regional se amplia a partir da participação em espaços como: o Fórum da Amazônia Oriental, o Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU/PA), o Fórum Metropolitano de Reforma Urbana, o Fórum Social Pan-Amazônico e a Rede de Mulheres Empreendedoras Rurais da Amazônia (RMERA).
Leia Mais:
Notícias
Equipe Amazonia
Coordenação
-
Sara Pereira
-
João Gomes (Coord Adj.)
Administração
-
Francisca Taione
-
Francisco Luciano Paz
-
Renata do Monte
-
Silvana Maria Louzada
Suporte e Manutenção
-
Adriana Macedo
-
José Renato Pinheiro
-
Jaqueline dos Santos
-
José Guilherme Carvalho
-
Lourenço Bezerra Lima
-
Pedro Martins
-
Samis Vieira
-
Suelany Silva
-
Yuri Rodrigues
Educadores
Rua Bernal do Couto, 1329, Umarizal Belém - PA - 66055-080