20/11/2008 21:31

image

Entre os dias 13 e 14 deste mês, aconteceu no Amapá o Encontro Sem Fronteiras do Oiapoque. O encontro foi organizado e teve o apoio do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR), da Fase Amazônia, SODIREITOS, CESE, Fundação Ford, Fundação Heinrich Böll (HBS), da rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip) e DED e contou com a presença de 135 pessoas representantes de movimentos sociais, ongs e grupos pastorais do Amapá, do Pará e da Guiana Francesa. O tema do encontro foi Migrações e Direitos Humanos. Foi uma ótima oportunidade para troca de experiências, construção de pauta de luta conjunta e de preparação das organizações amazônicas para o Fórum Social Mundial.

Durante o evento foram realizados dois painéis que trataram dos problemas relacionados ao desrespeito aos direitos humanos naquela área de fronteira, bem como dos conflitos socioambientais na Amazônia. Sobre este tema em particular, houve a apresentação de organizações amapaenses acerca do Mapa dos Conflitos Socioambientais feito por eles a partir da metodologia construída pela FASE.

Aconteceram também quatro oficinas: a) Tráfico de Mulheres; b) Mapa dos Conflitos Socioambientais; c) Infra-estrutura e Comércio internacional; d) Mulheres e Direito à Cidade. Ao final do evento aconteceu uma manifestação pelas ruas da cidade, que culminou com a Travessia Transfronteiriça: Migrações e Direitos Humanos, que consistiu numa caravana feita de balsa pelo rio Oiapoque até a cidade de Saint-Georges, na Guiana Francesa.