29/01/2021 14:01

As micro e pequenas empreendedoras amazônidas e as centenas de associações e cooperativas da região que batalham para manter a floresta de pé ganharam uma nova oportunidade de financiamento de suas atividades.

A comercialização de produtos do extrativismo é uma das atividades econômicas compatíveis com a preservação da floresta (Foto: Giorgio Venturieri/Embrapa)

A NESsT Brasil abriu edital para oferecer investimento e capacitação de negócios socioambientais na Amazônia. Poderão concorrer a uma bolsa de até R$ 200 mil organizações e empresas lideradas por membros de povos tradicionais em áreas de alta biodiversidade, que beneficiem mais de 100 pessoas. Empreendimentos comandados por mulheres com dificuldades de financiamento terão prioridade. 

A ação tem o apoio do Fundo DEMA. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro por meio do site www.nesst.org/edital-amazonia , e as dúvidas sobre inscrição podem ser solucionadas através de um contato pelo WhatsApp (93) 99146-5887.

Além da bolsa, os selecionados poderão receber orientações de uma mentoria personalizada por um ano, e  terão acesso a uma rede de parceiros e advisors da instituição. A NESsT também oferece uma rede de novas parcerias comerciais, monitoramento do impacto social e ambiental dos projetos e integração do empreendimento por até três anos no portfólio da NESsT AmazInc.

Sobre a NESsT

Quebradeiras de coco babaçu da região do Bico do Papagaio, em Tocantins (Bruno Santiago/Acervo APA-TO)

Criada em 1997, a NESsT é uma organização internacional pioneira nos negócios sociais, que trabalha com um portfólio de empresas  em países de mercados emergentes, proporcionando capacitação e mentorias individuais e apoio financeiro a longo prazo. Já investiu mais de US$ 21 milhões para criar e consolidar 190 negócios sociais, beneficiando mais 670 mil pessoas, gerando mais de 68 mil oportunidades de emprego e renda, e treinou mais de cinco mil organizações e 11.400 líderes sociais de 50 países.