21/05/2021 18:31
Alcindo Batista¹
Desde o dia 24 de março, o programa da FASE na Bahia vem realizando o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) nas comunidades do Vale do Jiquiriçá e do Baixo Sul Baiano. Trata-se da apresentação de um conjunto de técnicas e ferramentas que permitem que a população se organize e planeje o seu desenvolvimento a partir das próprias demandas. Os encontros estão acontecendo de forma presencial, seguindo rigorosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid.
Saiba mais: Ações de assessoria técnica e agroecologia promovem segurança alimentar na Bahia
As ações fazem parte do projeto que tem o apoio do ATER Agroecologia. Para Rosélia Batista, coordenadora da FASE no estado, “a construção comunitária do DRP tem como finalidade identificar questões sociais, econômicas, ambientais e políticas referente à vivência das famílias e dos grupos assessorados pela FASE na região”. Ela conta ainda que essas informações que estão sendo coletadas, vão subsidiar as intervenções sócio educativa dos educadores e educadoras que irão acompanhar as famílias nos seus territórios durante os três anos de execução deste contrato.
Veja também: Seminário de agroecologia promove intercâmbio de conhecimento no Pará
O objetivo é incentivar a participação popular e fortalecer cada vez mais a agricultura familiar, estimulando transição agroecológica e promovendo iniciativas concretas que favoreçam um modo de desenvolvimento sustentável. Para isso, serão feitas outras reuniões com as demais comunidades atendidas pela FASE na regional baiana.
[1] Estagiário, sob supervisão de Cláudio Nogueira