Paula Schitine
30/03/2023 15:01
A diretora executiva da FASE, Letícia Tura foi palestrante convidada do evento “O novo governo do Brasil e o futuro da cooperação Brasil-Alemanha”, na manhã desta quinta-feira (30/03). O ponto alto de um longo processo entre organizações parceiras brasileiras da rede de parceiros ecumênicos PAD (proceso de articulacao e dialogo), a rede de solidariedade do Brasil de língua alemã KoBra e FDCL, ASW e Brot für die Welt foi um painel de discussão sobre o lançamento do documento “Sobre o futuro da cooperação germano-brasileira” como parte da BMZ Latin America/Caribbean Week em Berlim. O artigo foi elaborado como uma síntese de inúmeras entrevistas com parceiros brasileiros e atores da sociedade civil na cooperação e foi publicado pela KoBra/FDCL
O documento de cooperação para o desenvolvimento apresentado foi incorporado ao processo de transição do novo governo pelo lado brasileiro e foi recebido positivamente.
Thomas Fatheuer, um dos autores do estudo, classificou então os principais pontos do trabalho na atual conjuntura política entre Alemanha e Brasil. Luiz Ramalho, segundo autor do estudo, moderou o evento e a assessora do BMZ Brasil, Hannah Schmelzer, explicou o caminho para as negociações governamentais no outono do ano e as consultas governamentais previstas para maio, nas quais a cooperação estadual será reorganizada e parcialmente continuada.
Letícia Tura enfatizou o momento histórico da reeleição de Lula como pré-requisito para estabilizar a frágil democracia e o estado de direito no Brasil, mas também o longo caminho que os brasileiros e a comunidade internacional teriam que percorrer após a era Bolsonaro para resolver os problemas de sociedade brasileira resolver.
Esses desenvolvimentos oferecem grandes oportunidades para o futuro da cooperação entre Brasil e Alemanha e permitem uma reorientação da cooperação alemã para o desenvolvimento. No evento foram apresentadas e discutidas propostas da sociedade civil brasileira e alemã sobre o futuro da cooperação entre a Alemanha e o Brasil. Participaram do evento, Luiz Ramalho (BIB) como moderador, e os debatedores: Thomas Fatheuer (KoBra), Letícia Tura (FASE), Hannah Schmelzer (BMZ, Divisão 303 América Latina e Caribe) e Lis Cunha (Greenpeace)
Esse documento é uma realização pelas redes PAD e KOBRA, com participação especial da Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, Coordenadoria Ecumênica de Serviços – CESE, FASE, FDCL, Iniciativa Berlim-Brasil e SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia e Movimento Nacional de Direitos Humanos.
*Jornalista da comunicação da FASE