Júlia Têtê
03/04/2023 14:51

A FASE Bahia promoveu o curso de tecelagem para mulheres agricultoras do município de Mutuípe, em parceria com o “Tecelendo”, um Programa de Extensão do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O programa tem como objetivo central promover o diálogo entre educação e trabalho, contribuindo assim para o protagonismo cidadão de jovens, adultos e idosos da cidade de Amargosa-BA e região.

O curso coordenado pela professora e doutora Andreia B. dos Santos teve como objetivo criar um espaço de lazer e partilha de conhecimentos, dando a elas a oportunidade de aprender o que é tecelagem e como tecer em diferentes tipos de tear. O curso aconteceu na comunidade de Traíras e contou com a participação de agricultoras das comunidades de Cariri e Capelinha.

A atividade foi realizada atendendo uma demanda das comunidades após “diagnóstico comunitário”, uma das etapas do projeto ATER Agroecologia, que a FASE Bahia vem executando desde 2020 nos territórios Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul por meio da BAHIATER, SDR e Governo do Estado.

A presidente da Associação de Agricultores Familiares da Comunidade Traíras, Juscinalva Pena, afirma que a experiência foi rica e importante.  “Em um dos diagnósticos que fizemos com as educadoras da FASE, pedimos cursos, oficinas e fomos privilegiados com mais uma oficina”, justifica. “Esta oficina de tecelagem foi enriquecedora e um momento muito importante, pois a comunidade, em especial o grupo de mulheres, estava precisando desse incentivo, e nós estamos conseguindo através da FASE”, celebra.

Ela explica que antes do início da oficina as mulheres tiveram momentos de incentivo com dinâmicas de reflexão e de crescimento relacionada a autoestima das mulheres, a valorização da mulher, o lugar que a mulher deve ocupar. “Estou sem palavras para descrever o momento, queríamos muito que esse curso se estendesse por mais tempo. Somos gratos por esse trabalho lindo que a FASE faz com responsabilidade, carinho e cuidado com nossa associação e nossa região e agora voltada também para o grupo de mulheres”, elogia. “Eu sei que através dessa entidade teremos muitas outras oficinas que vão enriquecer ainda mais a nossa associação e comunidade. É uma forma de fortalecer nosso grupo de mulheres que foi lançado através da assessoria da FASE, é o nosso grande sonho” conclui ela.

*Comunicadora popular da FASE Bahia