Júlia Tetê
22/05/2023 16:36

A FASE Bahia promoveu, no dia 18 de maio, em Mutuípe, o encontro para apresentar resultados das intervenções educativas realizadas nos territórios Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul. O encontro teve a participação de instituições parceiras, agricultores e agricultoras, Polo Sindical, FETRAF, SINTRAF, SETAF, representantes da CAR, Bahiater, SPM e representantes do legislativo de Mutuípe, Laje e Jiquiriçá.

Os participantes acompanharam, a partir de vídeos e apresentações, as principais ações. O encontro contou ainda com a dinâmica do Carrossel de Experiências, onde os participantes puderam visualizar os resultados e experiências agroecológicas apresentadas por agricultores e agricultoras.

Foram quatro estações com os seguintes temas: Mercado e Comercialização, Protagonismo das Mulheres na Agroecologia, Práticas Agroecológicas de Produção e Soberania e Segurança Alimentar. Além disso, os participantes puderam visitar o acervo da FASE com edições da Revista Proposta, panfletos, livros e conteúdos construídos também com outras organizações e movimentos.

Finalizando o encontro, os representantes Marise Caribé da Bahiater, Wecsley Ferraz da CAR e Cida Oliva representando a SPM, fizeram uma mesa redonda de diálogo sobre as perspectivas para o fortalecimento da agricultura familiar nos dois territórios, com abertura para perguntas e esclarecimentos da plenária.

 

No dia seguinte, continuando a metodologia do encontro, alguns destes representantes, juntamente com a assistente territorial Gabriela e a equipe da FASE Bahia, visitaram a comunidade da Coruja, no município de Presidente Tancredo Neves. Lá, puderam visualizar os resultados práticos das ações e fazer uma avaliação crítica sobre as áreas visitadas.

“Não vejo como um processo de prestação de contas somente, mas sim um processo de reafirmação e valorização desse trabalho que é feito nos territórios e também na Bahia em geral”, relata Cibele de Oliveira, coordenadora Executiva da SASOP. “Nós somos parceiros enquanto instituição em duas grandes redes no âmbito da agroecologia. Somos duas grandes instituições de referência: SASOP e FASE. Nessa caminhada e em âmbito nacional, ambas instituições participam da Articulação Nacional de Agroecologia. Aqui no nosso território, estamos construindo um processo muito bonito, que é a rede de agroecologia do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá”, completa

“Venho parabenizar a FASE e toda a equipe de agricultores e agricultoras, e dizer que essa construção é muito bacana. Um espaço como esse é de reconhecimento e valorização para falar que estamos fazendo um trabalho sério e de confiança”, elogia.

*Comunicadora da FASE Bahia