Helio Uchôa e Júlia Têtê
17/10/2023 15:00

A FASE e outras organizações que compõem a Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA) se reuniram nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, município de Valença, região litorânea do estado, para realizar o IV Encontro Estadual. 

Um dos intuitos do encontro foi propor às instituições um aprofundamento do debate sobre a política de Agroecologia nacional e estadual com análise de conjuntura e discussão do PLANAPO (Plano Nacional de Agroecologia e Produção de Orgânicos) para elaboração de propostas, visando políticas públicas a serem mantidas e implementadas nas comunidades que exercitam na prática os meios de semeadura, cultivo e destinação agroecológica das produções.

Em alguns momentos da atividade, os participantes se dividiram em dois grupos onde puderam visitar e acompanhar um pouco das vivências das comunidades acompanhadas pela FASE situadas no território Baixo Sul da comunidade Riacho do Caboclo e Coruja I. Neste acompanhamento, os participantes puderam conhecer os meios de comercialização e acesso a Políticas Públicas da ASPARC. E também visitaram o sistema Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e os quintais produtivos que foram acessados através do Edital 15 do Projeto Bahia Produtiva, financiado pela (Companhia De Desenvolvimento e Ação Regional) CAR, com assessoria dos técnicos da FASE Bahia.

A iniciativa faz parte do projeto ATER Agroecologia, através da (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural Bahiater). As agricultoras de ambas comunidades fazem parte do projeto das cadernetas agroecológicas, onde escrevem detalhes de suas produções. O segundo grupo esteve visitando a comunidade quilombola Jatimane, situada também no território Baixo Sul, entre os municípios de Nilo Peçanha e Ituberá. A comunidade faz parte da região turística da costa do dendê, com grande visibilidade devido aos seus traços culturais. O roteiro da visita à comunidade foi direcionado para o extrativismo e manejo da piaçava e as dinâmicas para geração de renda na comunidade. 

*Estagiário da Comunicação, sob supervisão de Paula Schitine