Elaine Dal Gobbo
04/12/2024 16:39
A Campanha Nem Um Poço a Mais protocolou, no Governo do Estado, um abaixo-assinado contra a instalação do Porto Central, em Presidente Kennedy, na região sul. A entrega do documento foi feita na última quinta-feira (28), como parte da manifestação contra a expansão da indústria petroleira no Espírito Santo, realizada na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. O abaixo-assinado conta com mais de 25 mil assinaturas.
No documento consta que a posição contrária à instalação do Porto Central se dá por “desrespeitar patrimônio cultural e religioso, cercando e sufocando o Santuário das Neves”. O templo, datado de 1694, ficará “ilhado” com a construção do porto, já que o empreendimento avançará até o Santuário, onde de um lado será construído o estacionamento dos caminhões, e do outro, o espaço para tonéis de até 20 metros, conforme destacou a ativista da Campanha Nem Um Poço a Mais, Flávia Bernardes, por ocasião da manifestação realizada durante a Romaria de Nossa Senhora das Neves, em agosto último.
Além disso, a educadora enumera outros motivos como o desmatamento de mais de 2 mil hectares de restinga, a ameaça a atividade da pesca artesanal envolvendo mais de 400 famílias, a chegada de mais de 2 mil trabalhadores na região que vai impactar a segurança das mulheres.
O educador da FASE Espírito Santo, Marcelo Calazans alerta para os impactos das obras que começam nesta quarta-feira. Apesar dos inúmeros questionamentos da comunidade local, as obras da fase 1 do projeto do Porto Central, em Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, terão início nesta quarta-feira (4). Nessa etapa, será construída a infraestrutura portuária para acomodar um terminal de granéis líquidos de águas profundas. Contudo, o sentimento de muitos não é de que isso trará desenvolvimento. “Para construir, tem que destruir muito”, alerta o sociólogo e educador popular da Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Marcelo Calazans.
Leia na íntegra a entrevista aqui.
*Repórter do Século Diário