02/10/2012 16:35

A coletânea A Questão da Habitação em Municípios Periurbanos na Amazônia foi lançada pela Editora da UFPA (ed.ufpa) durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro no dia 28 de setembro. Trata-se de um esforço na produção de conhecimento por parte de professores de universidades e técnicos que atuam em políticas públicas e se dedicam ao estudo da habitação em municípios periurbanos, isto é, municípios com imbricações socioespaciais entre o rural e o urbano.

O trabalho foi organizado por Joana Valente Santana, docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da UFPA; Anna Carolina Gomes Holanda, da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), e por Aldebaran de Socorro Farias de Moura, da FASE Amazônia. O livro reúne vinte artigos, de 36 autores entre arquitetos, urbanistas, assistentes sociais, geógrafos, sociólogos, economistas, estatísticos e outros intelectuais e profissionais dedicados ao estudo da temática da habitação na Amazônia.

Os interessados devem entrar no site da Editora (www.ufpa.br/editora) e clicar em “como comprar”. A entrega é gratuita. Esta edição também será vendido pela Livraria Cutura e outras livrarias, para todo o Brasil, em breve.

O livro é o último produto do Projeto ‘Desenvolvimento Integrado na Política Urbana Nacional: um direito dos municípios periurbanos da Amazônia Oriental e do Nordeste’. Sobre o tema também foi lançadas pela FASE, entre outras publicações, as que seguem (ou entre em contato pelo comunicacao@fase.org.br caso esteja interessado nas versões impressas):

Open publication – Free publishing – More cidades


Open publication – Free publishing – More brasil

No dia 26, a coletânea A Questão da Habitação em Municípios Periurbanos na Amazônia foi tema do programa Pensando Bem na TV NAZARÉ, de Belém-PA. Os organizadores participam da mesa redonda. Na entrevista, Aldebaran Moura, da FASE Amazônia, explica o que são municípios periurbanos e porque a FASE se preocupa em incluí-los no debate sobre a política urbana nacional. Durante o projeto a FASE apresentou a Plataforma dos Municípios Periurbanos ao Congresso Nacional, com diretrizes para incorporar um olhar mais plural sobre as cidades brasileiras.


(Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPA)