O Fundo SAAP foi criado em 1985, sendo, portanto, um dos mais antigos fundos brasileiros voltado ao apoio de grupos, coletivos e organizações – formais e informais – e que tem como objetivo fortalecer o amplo conjunto de sujeitos políticos que, desde a década de 1980, vêm lutando contra as desigualdades, opressões, explorações e preconceitos. Nosso foco se direciona para as organizações, grupos e coletivos que têm mais dificuldades em acessar recursos financeiros, ou seja, para as movimentações sócio-políticas que em si mesmas são historicamente discriminadas. Nesse período, o Fundo SAAP já apoiou cerca de 4 mil pequenos projetos em todo o território brasileiro.
Atualmente, a prioridade é o apoio às organizações, grupos e coletivos que atuam no enfrentamento ao racismo, ao sexismo, a heteronormatividade e às violências daí derivadas, com especial atenção às violências produzidas pelo Estado. Por isso, nos últimos anos, 65% dos projetos apoiados são de organizações, grupos e coletivos de mulheres, especialmente mulheres negras.
Para isso, estruturamos o trabalho em duas linhas de ação:
a) O Fundo de Apoio a Pequenos Projetos (FPP): nessa modalidade, o Edital Agitando Pensamentos, que é lançado anualmente e tem como objetivo apoiar ações de formação sócio política e de fortalecimentos institucional de organizações, grupos e coletivos que são oriundos e atuam em territórios de periferias e favelas nas pequenas e grandes cidades. Além disso, também apoiamos financeiramente pequenas atividades pontuais, recebidas através de demandas espontâneas.
b) Fundo de Apoio Estratégico (FAE): metodologia de apoio criada pelo Fundo SAAP e que tem como objetivo o desenvolvimento de ações coletivas e fortalecimento institucional. É um apoio que fazemos a partir da modalidade carta-convite às organizações, grupos e coletivos, especialmente de mulheres, em que além do aporte financeiro, realizamos ações de formação e acompanhamento contínuo. São em geral, projetos de duração mais longa, em que todos os projetos se engajam em uma mesma ação de defesa de direitos. Atualmente, estamos realizando o Projeto Costurando Moda com Direitos, que aglutina organizações, grupos e coletivos de mulheres do Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Em síntese, o sentido da existência do Fundo SAAP é estar junto, lutar com os grupos, organizações e coletivos que resistem e insistem cotidianamente na criação de possibilidades de eliminação de todas as estruturas que produzem morte, violência, opressão, exploração e discriminações.
Coordenação
-
Taciana Gouveia
-
Mônica Ponte
-
Ana Cristina Ferreira
Educadores
Assistente
Rua das Palmeiras, 90, 2º andar Botafogo / Rio de Janeiro – RJ