30/11/2017 17:14

O oitavo episódio traz os sonhos da paraense Dyarley Viana, militante do movimento negro, pedagoga e atuante nas organizações Inesc e Coletivo da Cidade

O oitavo episódio traz os sonhos de Dyarley Viana, 32 anos, é paraense, negra periférica, militante do movimento negro, pedagoga por formação, educadora popular por convicção e paixão. Fez parte do Fórum de Juventude negra do Distrito Federal, atua nas Organizações Inesc e Coletivo da Cidade e é moradora da Cidade Estrutural.

A websérie traz 12 depoimentos de mulheres negras que reafirmam a necessidade de renovação de sonhos e utopias, mesmo em tempos difíceis. Cada um dos vídeos tem em média 2 minutos.

Filmada em julho de 2017 durante o Festival Afrolatinas, maior evento da mulher negra da América Latina e Caribe, a websérie Sonho de Preta Conta  é uma ação coletiva, fruto do projeto Hub das Pretas. A iniciativa envolve diferentes organizações e coletivos de jovens mulheres negras que atuam no combate ao racismo e ao sexismo em quatro cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

A série de vídeos é uma realização Odun Produções, Oxfam Brasil e Instituto Afrolatinas, em parceria com a Ação Educativa, Criola, Fase, Ibase, Inesc e Instituto Pólis, e apoio da Embaixada Britânica no Brasil.

 Quem é quem na websérie:

– Angela Brandão Mendes, feminista interseccional 

– Sil Bahia, comunicadora social e diretora no Olabi

– Helena Nisa da Rosa, panafricanista e mulherista

– Letícia Carvalho, ativista e feminista negra periférica

– Isa Rodrigues, grafiteira e artesã

– Beatriz Andrade, youtuber e blogueira

– Ana Paula Xongani, youtuber e afroempreendedora

– Dyarley Viana, ativista e educadora popular

– Charô Nunes, jornalista do Blogueiras Negras

– Rita Silva, estudante e ativista

– Érica Malunguinho, idealizadora da Aparelha Luzia (SP)

– Tauá Pires, historiadora e assessora política da Oxfam Brasil