Notícias

25/09/2014Segurança Alimentar

ANA divulga memória audiovisual do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA)

Vídeo registra evento que marcou 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar


A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) divulgou nesta quarta-feira (24) um vídeo reportagem sobre o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), evento que marcou 2014, declarado pela ONU como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A produção apresenta, em cerca de 30 minutos, a memória “desse momento tão especial do movimento agroecológico brasileiro”.

“Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde e Cultivar o Futuro” foi o lema do III ENA, realizado pela ANA em maio, na cidade de Juazeiro, Bahia. O vídeo mostra a diversidade de identidades socioculturais dos mais de 2 mil participantes do evento. Além disso, destaca, na voz de trabalhadoras e trabalhadores que constroem no seu cotidiano uma agricultura realmente saudável, respostas à pergunta: “por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?”.

Entre outros momentos do III ENA, como a realização de seminários e de manifestações, a produção destaca ainda parte do conteúdo da Carta Política do encontro. “Reafirmamos nosso compromisso e disposição de luta pela transformação da ordem dominante nos sistemas agroflorestais, apontando a agroecologia como um caminho que, desde já, se coloca como a única alternativa na disputa contra a violência imposta pelo agronegócio e outras expressões do grande capital”, aponta um trecho lido pela assessora da FASE Maria Emília Pacheco, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Confira:

Enviando sua mensagem