Notícias

05/02/2021FaseMovimentos SociaisPernambucoPolítica

FASE recebe título de utilidade pública no Recife

Para coordenadora da FASE no estado, lei é reconhecimento da atuação na formação e fortalecimento de movimentos e organizações sociais em defesa dos direitos de jovens, mulheres e moradores da periferia


 

Entrega de cestas básicas na ocupação Aliança com Cristo em Recife

Em reconhecimento ao histórico trabalho de educação popular e solidariedade, a FASE foi declarada órgão de utilidade pública na cidade do Recife.  O título veio por meio da lei n°18759/20, de autoria do vereador Ivan Moraes, do PSOL. 

Pra nós, é um reconhecimento da FASE como organização que atua no contexto de Pernambuco, na formação e no fortalecimento de movimentos e organizações que assegurem os direitos sociais, culturais e econômicos de jovens, de mulheres e das pessoas que são afetadas  no ambiente urbano, principalmente nas periferias“, comemora Luíza Marilac, coordenadora da FASE em Pernambuco.

Decreto que oficializou o reconhecimento da FASE como um órgão de utilidade pública no Recife

O decreto foi publicado em outubro do ano passado, assinado pelo então prefeito da capital pernambucana, Geraldo Júlio de Mello Filho (PSB). Agora, de acordo com a lei orgânica do Município, a FASE está habilitada para inscrição e concorrência em editais públicos, e poderá também solicitar a isenção de alguns impostos e de taxas cobradas por cartórios. Para Luíza, essas medidas “confirmam a legitimidade da FASE no seu campo de atuação e ressaltam a nossa sustentabilidade política e institucional.”

Em Pernambuco, a FASE desenvolve estratégias para o monitoramento de políticas públicas, visando a garantia do direito à cidade com participação popular. Atua também apoiando e fortalecendo ações relacionadas à justiça ambiental e ao cumprimento de direitos das populações periféricas, e a ampliação de políticas públicas que favoreçam a luta das juventudes e das mulheres. 

Campanha feita em parceria com o Movimento de Pescadoras de Pernambuco denunciando 1 ano de petróleo no litoral de Pernambuco

Esse trabalho é fortalecido por meio da articulação de redes, campanhas e fóruns como os Fórum Nacional de Reforma Urbana, o Fórum Nordeste de Reforma Urbana, o Fórum SUAPE Socioambiental e o Fórum das Juventudes de PE (FOJUPE)

 

Enviando sua mensagem