Notícias

15/08/2019Pernambuco

III Ato Agosto das Juventudes: Jovens do campo e da cidade vão às ruas contra o fascismo e pela democracia

Tribuna com denúncias, caminhada e intervenções artísticas fazem parte da programação do "III Ato Agosto das Juventudes", em Pernambuco


Diante do atual cenário político de uma crescente onda totalitarista, de perseguição aos movimentos sociais, aumento das desigualdades e dos altos índices de mortes de jovens negros, índios, LGBTs e mulheres no Brasil, o Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) vai tomar as ruas do Recife com a realização do “III Ato Agosto das Juventudes – Fascismo Aqui Não Se Cria: Juventude do Campo e da Cidade Pelo Fortalecimento das Políticas Públicas e da Democracia”, que acontece na sexta-feira (23/08), a partir das 13h, no Parque 13 de Maio. O objetivo é dar visibilidade e continuidade às denúncias na Carta Política do FOJUPE sobre as violações de direitos sofridas pelos jovens do campo e da cidade e reivindicar os direitos previstos no Estatuto da Juventude e a efetividade dos planos estadual e municipais voltados para essa população.

Foto: Oranian Lucas / FOJUPE

Na ocasião será realizado Tribunal Popular, onde os jovens participantes farão denúncias e propostas sobre os espaços e serviços públicos do Estado, bem como das suas perspectivas de vida de acordo com suas realidades. Três juradas especialistas na temática de juventude irão avaliar as demandas abordadas. O documento desta ação será anexado à Carta Política do FOJUPE.

A marcha das juventudes terá início às 16h, com destino ao Armazém do Campo (Rua Imperador Dom Pedro II, 387, Santo Antônio). A partir das 18h, haverá a Noite Cultural com intervenções artísticas de coco, danças africanas, indígenas, apresentações de passinho e declamações de poesia. Estima-se a participação de cerca de mil pessoas entre estudantes, artistas, coletivos de juventudes (rurais, urbanos, antiproibicionistas, LGBTs) e Organizações da Sociedade Civil do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

Agosto das Juventudes
Em alusão ao dia 12 de agosto, data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Juventudes, o FOJUPE constrói coletivamente três ações estratégicas de mobilização, formação e incidência política. 

A primeira ação aconteceu no mês de julho. Foi realizado um Seminário Estadual das Juventudes de Pernambuco, na sede do programa da FASE em Pernambuco, que reuniu cerca de 60 jovens de coletivos do Estado para discutir sobre o tema “Fascismo Aqui Não Se Cria: Juventude do Campo e da Cidade Pelo Fortalecimento das Políticas Públicas e da Democracia”, com a participação do sociólogo Vando Nogueira. A partir desta ação, os coletivos se muniram de elementos para realização do “Juventude nas Comunidades”, rodas de diálogos realizadas simultaneamente no mês de
agosto, em cerca de 30 municípios do estado, como estratégia de formação e visibilidade do FOJUPE nos territórios.

A terceira ação é de incidência política. Além do ato de rua, o FOJUPE vai ocupar a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), na quinta-feira (22/08), a partir das 9h, visando dar visibilidade ao inquérito civil em tramite no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O inquérito denuncia o estado pernambucano pela não efetivação da Lei nº 13.608 de 2008 (do Plano Estadual
de Juventude), bem como pouca aplicação em nível local do Estatuto da Juventude (Lei Federal nº 712.852).

O FOJUPE
Com nove anos de luta por políticas públicas no estado, o Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) agrega mais de 50 coletivos juvenis urbanos e rurais e Organizações da Sociedade Civil das quatro Regiões de Desenvolvimento do Estado (Sertão; Agreste; Zona da Mata; Região Metropolitana do Recife), se propondo a ser um espaço de diálogo, formação e incidência política das juventudes e para as juventudes pernambucanas.

Fazem parte desta articulação: Action Aid, Caritas, Casa da Mulher do Nordeste, Centro Sabiá, Diaconia, ETAPAS, EQUIP, FASE, FETAPE, GAJOP, Visão Mundial, com apoio de Terre Des Hommes, Pão Para o Mundo, Tearfund e OAK Fundation.

Serviço:
III Ato Agosto das Juventudes: “Fascismo Aqui Não Se Cria: Juventude do Campo e da Cidade Pelo Fortalecimento das Políticas Públicas e da Democracia”
Data: Sexta-feira (23/08), a partir das 13h.
Local: Parque 13 de Maio

 

Enviando sua mensagem