Notícias

08/04/2021Mato Grosso

Jovens quilombolas participam de oficina de cultura digital no Mato Grosso

A atividade faz parte das ações do Projeto Amazônia Agroecológica, coordenado pela FASE e apoiado pelo Fundo Amazônia e BNDES


Em março, o programa da FASE no Mato Grosso realizou a primeira oficina de Cultura Digital com a juventude do quilombo Ribeirão da Mutuca, no município de Nossa Senhora do Livramento. A atividade faz parte das ações do Projeto Amazônia Agroecológica, coordenado pela FASE e apoiado pelo Fundo Amazônia e BNDES¹. Durante 2021, serão realizadas cinco oficinas com grupos e coletivos de jovens na Baixada Cuiabana e de Cáceres, territórios de atuação da FASE. Ao todo, 50 jovens participarão dessas formações.

Foto: Franciléia Paula de Castro / FASE MT

Durante as oficinas, os jovens irão debater e construir processos de reflexão sobre o uso das ferramentais digitais e das redes sociais, além da importância da comunicação para os territórios rurais como estratégia de denúncia dos impactos socioambientais nos territórios ou como anúncio de práticas agrícolas agroecológicas e de proteção ambiental nas comunidades. “A comunicação tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais importante, principalmente neste período de pandemia onde as comunidades tem ficado mais isoladas”, afirma Franciléia Paula de Castro, educadora da FASE no Mato Grosso. 

Como resultado das oficinas, os participantes irão produzir pequenos vídeos sobre o contexto das comunidades quilombolas a partir de temas como segurança e soberania alimentar, biodiversidade, bens comuns e terra e território. 

 

[1] 

Enviando sua mensagem