Marina Malheiro
22/08/2023 16:22
O “Encontro Popular de Segurança Pública Rio de Janeiro” aconteceu no último sábado (19) na Faculdade Educação da Baixada Fluminense – FEBF, no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense.
O evento foi organizado pelo Fórum Popular de Segurança Pública – FPOPSEG, instituição de movimentos sociais, familiares, entre outros sujeitos coletivos, buscando constituir e ajudar a produção de atividades formativas em territórios negros e periféricos, promovendo ações de incidência política e criação de dados e narrativas a partir da valorização de epistemologias.
O encontro contou com a participação de representantes de movimentos sociais de favelas, movimentos de familiares de vítimas de violência de Estado, organizações da sociedade civil, universidades, ativistas independentes.
O objetivo principal do encontro foi discutir e construir de forma coletiva e associativa uma agenda de luta contra a política de segurança pública do Governo do Estado do Rio, por meio da metodologia de debates em grupos temáticos, a partir de proposições consolidadas nas audiências populares que aconteceram durante os anos de 2022 e 2023, em diversos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é construir uma política de segurança pública pautada na vida”, dizia a frase escrita no convite “.
O encontro teve ainda intervenções culturais de gupos artísticos. Na abertura, se apresentaram os jovens do Coletivo Negros Olhos, e no encerramento, uma intervenção poética das mulheres do Sarau Vingando Ismênia.
A FASE Rio constrói o FPOPSEG e apoia na organização do grupo de trabalho “Violência contra mulher e de gênero”, para pautar estratégias de resistência nos territórios.
“Foi um momento importante de discussão e acúmulo coletivo”, afirmou Caroline Santana, educadora da FASE Rio.
*Estágiaria Comunicação