28/02/2023 11:15

*Paula Schitine

A vitória da resistência. Assim pode ser definida a luta ao longo dos últimos quatro anos para manter a mobilização de entidades e movimentos contra a fome no país diante de tantos boicotes.

Nesta terça, 28, em Brasília, o presidente Lula assina medida para o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto no início de 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Foi para comemorar essa retomada a FASE-MT se juntou a centenas de pessoas em todo Brasil para o 2º Banquetaço idealizado pelo @coletivobanquetaco

Familias do Assentamento Renascer recebem alimentos.

Cerca de 150 cestas com alimentos livres de agrotóxicos e produzidos pela agricultura familiar em Mato Grosso foram doadas em em Cáceres/MT . A iniciativa é de organizações ligadas à Rota de Comercialização “Caminhos da Agroecologia”, composta por 14 organizações dos territórios da Baixada Cuiabana e Grande Cáceres, que fornece alimentos orgânicos em todo o Mato Grosso.

Erislin Monnestime secretário da Associação de defesa dos Haitianos imigrantes e migrantes em Mato Grosso. Foto: Laercio Miranda.

Além de Cáceres, a ação chegou à capital do estado, Cuiabá, onde haitianos e venezuelanos em situação de vulnerabilidade social também foram beneficiados. Erislin Monnestime, que é secretário da Associação de defesa dos Haitianos imigrantes e migrantes em Mato Grosso ajudou a descarregar os alimentos e disse que os estrangeiros não recebem ajuda frequentemente. “Cada vez que uma organização nos traz alimentos podemos contribuir para o povo haitiano que também está em situação difícil”, diz ele.

Além da FASE-MT, atuam na coordenação da ação, com a mobilização dos alimentos para a entrega, o Centro de Tecnologia Alternativa (CTA) e a Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA).

Banquetaço no Brasil

Em apenas 15 dias, o Brasil todo se mobiizou para comemorar a volta do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar). Foram organizadas atividades em quase 100 cidades: banquetaços de norte a sul do país, rodas de conversa, plantio de mudas e árvores, oficinas, aulas em universidades.

Tudo isso porque a sociedade sabe a importância da volta do Consea e o que este conselhor representa por políticas públicas de erradicação da fome, alimentação escolar digna e apoio à agricultura familiar que de fato coloca a comida de verdade à mesa brasileira.

*Paula Schitine é jornalista da comunicação da FASE