Júlia Têtê
24/11/2023 17:41
A equipe de educadores da FASE Bahia, juntamente com o SINTRAF de Ubaíra, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Amargosa e o representante do SETAF, Jenner Campos, realizaram na última semana o mutirão para elaboração do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).
O CAF é um instrumento de garantia de direitos e através desse documento os agricultores e agricultoras podem acessar políticas públicas a exemplo do PAA (Programa de Aquisições de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o auxílio maternidade. É também um documento comprobatório para o acesso à aposentadoria rural.
Foi um momento importante de garantia de direitos através da organização de documentos das agricultoras e agricultores familiares.
As comunidades atendidas foram Tamanduá e Itachama, no município de Amargosa. E as Comunidades Sapucaia, Comum da Carlota e Cachoeirinha, no município de Ubaíra.
Todas as comunidades citadas são acompanhadas pela FASE Bahia, através do projeto ATER Biomas, financiado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e BAHIATER.
*Comunicadora da FASE Bahia