Bahiater
27/11/2023 17:50

A FASE Bahia realizou na última semana uma oficina sobre o beneficiamento primário do cacau e fabricação artesanal de chocolate, demandada pelo grupo de mulheres da comunidade Duas Barras do Fojo, no município de Mutuípe, na região do Vale do Jiquiriçá.

Foto: Júlia Tetê

O palestrante foi o Sr. Isaías Alves, proprietário da Empresa Tombador Cacau e produtor de chocolate fino, um empreendimento familiar administrado com o apoio da esposa e das filhas, situado na cidade de Valença, no litoral do estado. .

Durante a palestra foi demonstrada a importância da produção das próprias mudas de cacau para a fabricação do chocolate. Trazendo uma qualidade superior às amêndoas, além de baixo custo, independência na produção e o preparo do composto orgânico com casca de cacau, que dá um sabor ainda melhor ao produto.

Isaías ainda ressaltou a preocupação constante com a preservação ambiental e a sustentabilidade, aspectos fundamentais para a continuidade do empreendimento.

Foto: Júlia Tetê

Descreveu ainda o processo de pós-colheita, o beneficiamento primário do cacau, os cuidados durante a colheita e até mesmo na quebra do cacau, e ainda como selecionar as amêndoas e a torrefação do cacau. Em seguida, a parte prática da oficina, produzindo o chocolate com orientações do palestrante. 

Foto: Júlia Tetê

A oficina faz parte das atividades do projeto ATER Biomas, executado pela FASE e financiado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e BAHIATER.

Matéria originalmente publicada por Bahiater. Veja mais aqui