Júlia Têtê
30/01/2024 12:33

A FASE Bahia realizou, em janeiro, a elaboração do Plano Produtivo da Unidade Produtiva Familiar – UPF, na comunidade da Capelinha de São José, município de Mutuípe, no território Vale do Jiquiriçá.

O Plano Produtivo deve explicitar os anseios e necessidades dos (as) agricultores (as) familiares, envolvendo a gestão eficiente dos recursos disponíveis, incluindo a escolha adequada das culturas, rotação de culturas mantendo a fertilidade do solo e o uso da água, sempre de forma sustentável. Além disso, é considerada as práticas orgânicas, e a integração de técnicas agrícolas modernas para otimizar a produção.

A entidade executora se compromete com o desenvolvimento sustentável e visa orientar e acompanhar a implementação de processos produtivos de base ecológica, com utilização de tecnologias limpas que preservem a saúde humana, priorizando a sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social das famílias, além de buscar integrar implementações de propostas de comercialização.

A FASE Bahia realizou também, em janeiro, visita na comunidade Gentil, no município de Amargosa. Através do projeto ATER Biomas/ Núcleo MA18, entre as etapas iniciais do projeto, a entidade executora iniciou o Diagnóstico da Unidade Produtiva Familiar. Juntamente com o agricultor/agricultora, a ação tem o intuito de analisar a situação atual em que se encontra a propriedade, os cultivos e as criações, para avaliar o que é preciso melhorar, e de que forma irá executar a ATER nestas propriedades.

A partir do diagnóstico são definidos os objetivos e mudanças desejadas, definindo soluções e estratégias a serem seguidas durante a execução do projeto.

O Projeto ATER Biomas é executado pela FASE, no território Vale do Jiquiriçá, financiado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

*Comunicadora FASE Bahia