Júlia Tetê com edição de Paula Schtiine
28/03/2024 15:02

Nesse mês de março, que é dedicado à resistência e garantia de direitos das mulheres, a FASE Bahia realizou o seminário “Plantadeiras de Boas Sementes” – que são justamente as agricultoras que têm uma trajetória com a FASE, e foram convidadas a contar suas histórias de vida. A homenagem é destinada a todas as mulheres que lidam e desempenham um papel crucial nas tarefas, seja no campo, pecuária, no cuidado com a família e inúmeras outras atividades que elas desenvolvem, garantindo a segurança alimentar da própria família e da população.

O seminário trouxe como tema principal a saúde da mulher e teve a participação voluntária da enfermeira Brenda, e abordou ainda a questão do autocuidado apresentado por Veronice Souza, educadora da FASE Bahia. Também houve relatos sobre puerpério com a advogada Aline Sousa, que já foi educadora na Fase Bahia. Além disso, foi possível fazer um resgate da sobrecarga no trabalho doméstico exercido por essas mulheres e a importância da divisão social do trabalho. 

No mês delas, também teve lugar a beleza e o autocuidado. Mais de 30 mulheres agricultoras participaram e aproveitaram os serviços voluntários de manicure, aferição de pressão e design de sobrancelhas. No período da tarde as mulheres acompanharam de perto as histórias das “Plantadeiras” Isabel da Cruz – diretora de mulheres da FETRAF; Raquelice Cardoso – engenheira agrônoma e agricultora, e das agricultoras Aurina e Natalicia, que são acompanhadas pela FASE Bahia, através do projeto ATER Biomas. Estiveram acompanhando o seminário e trazendo belíssimos depoimentos também a diretora executiva da FASE, Letícia Tura e Francileide Araújo, representante da SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres do estado da Bahia.

A FASE Bahia está inteiramente ligada à causa das mulheres como sujeito de direitos, portanto acompanha e se dedica a realizar formações políticas, principalmente junto às mulheres agricultoras. Assim, construindo sua autonomia econômica no intuito também de se tornarem cada vez mais visíveis as violências que muitas delas passam despercebidas.

FASE Bahia é contemplada com Selo Lilás 

A FASE Bahia recebeu ainda no mês da Mulher, o Selo Lilás que é o reconhecimento e certificação do Governo do Estado da Bahia, através da SPM – Secretaria de Políticas para as Mulheres. O selo contempla 83 empresas, entidades e organizações baianas que adotam, efetivamente, políticas de igualdade de gênero e atuam na defesa das mulheres contra a discriminação, o assédio e a violência sexual, e se enquadraram na Lei Estadual 14.343 de 10/08/2021, sancionada em 2023.

A cerimônia de premiação da 1° Edição Selo Lilás, aconteceu em Salvador e o certificado foi entregue para a coordenadora da FASE Bahia, Rosélia Melo. Esse é um projeto de lei da Deputada Neuza Cadore, efetivado na gestão do Governador Jerônimo Rodrigues, e da Secretária de Políticas para Mulheres, Elisângela Araújo.

*Comunicadoras da FASE Bahia e FASE Nacional