25/05/2021 18:51

Foto: Fase Amazônia

O programa da FASE na Amazônia doou cestas básicas, com itens de higiene pessoal, para 68 famílias de agricultores e agricultoras familiares e agroextrativistas do Baixo Tocantins e Região Metropolitana de Belém, no Pará. A ação foi realizada entre os dias 5 e 7 de maio e contou com o apoio da Ação Quaresmal Suíça e dos educadores Elismário de Sousa, Moysés Dias, Ellen Pereira e João Gomes, que organizaram toda a logística para entrega. “O objetivo é apoiar as comunidades tradicionais que são as mais estão sentido os efeitos da crise social, econômica e sanitária como a atual”, comenta Ellen.

Veja também: Na Amazônia, a Covid19 mata tanto quanto a falta de soro antiofídico

 

 

 

 

Foto: Fase Amazônia

Ao todo, sete comunidades foram atendidas. Dessas, oito famílias ainda foram contempladas com a

compra de galinhas caipiras e farinha de mandioca produzidas por elas, em sistemas tradicionais de cultivo e criação, gerando renda e incentivando as atividades agroecológicas. Essas famílias pertencem à comunidade Pirocaba e a comunidade quilombola Bacuri, ambas em Abaetetuba; além da comunidade agroextrativista Trevo do Carapajó, no município de Igarapé-Miri. Outros atendidos são dos territórios quilombolas Laranjituba e África, em Abaetetuba e Moju.

Já na área urbana, as doações foram realizadas a moradores do bairro Terra-firme, na periferia de Belém. “A ideia é fortalecer as estratégias em direção à soberania e segurança alimentar e nutricional e combater a fome, crescente no Brasil”, explica João Gomes.