Assessoria de Comunicação da SEDH
19/12/2023 09:00

O Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realizou, nesta segunda-feira (11), a entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2023. A solenidade aconteceu no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. As indicações foram feitas por movimentos sociais, organizações não governamentais e pessoas físicas.

O objetivo do Prêmio Estadual de Direitos Humanos, que chega à 15ª edição, é reconhecer o trabalho e o esforço de pessoas e organizações não governamentais que se dedicam à proteção e à defesa dos direitos humanos.

A premiação integra a programação da XV Semana Estadual de Direitos Humanos. “Esta premiação muito nos orgulha. Ainda mais porque as indicações são da sociedade civil organizada, contemplando pessoas e instituições que são referência em seus territórios e se destacam pelo seu trabalho na defesa dos direitos humanos, colaborando para uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A presidenta do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), Galdene Conceição dos Santos, agradeceu o trabalho desenvolvido pelas pessoas e entidades premiadas. “Estamos muito felizes em poder, por meio do Conselho, homenagear e evidenciar o trabalho de pessoas e entidades que fazem a diferença em seus territórios, que são referências em nosso Estado na luta pelos Direitos Humanos”, salientou.

Receberam o Prêmio representantes dos movimentos sociais Coletivo ABATYBA; Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV ou Aids – RNP+ES, Grupo Nação – Organização Comunitária e Associação Intermunicipal Ambiental em Defesa do Rio Formate e seus Afluentes.

Na categoria personalidades receberam o prêmio Daniela Mirelles (FASE ES – Técnica e Educadora), Marly Rodrigues Gabriel (Território do Bem), José Antônio Souto Siqueira (Militante CDDH/SUL) e Charlles Matias Vicente Barbosa (Chacal Educador Social).

Participaram da solenidade as deputadas estaduais Iriny Lopes e Camila Valão e Francisco Martinez Berdeal representando o Ministério Público.

Conheça mais os homenageados de 2023:

1) Daniela Meirelles

Geógrafa, educadora da FASE desde 2001, e ativista na Rede alerta contra os Desertos Verdes e na Campanha Nem um Poço a Mais; integrante da RUCA (Rede Urbana Capixaba de Agroecologia) cocoordenadora do MNDH/ES e do Projeto Sementes de Proteção.

 

A matéria completa com todos os homenageados está disponível aqui!