Marina Malheiro
08/05/2024 15:31
Nesta terça-feira, dia 7, a coordenadora do Núcleo de Políticas Alternativas (NuPA), Maureen Santos, participou da mesa de abertura da 2ª Reunião Plenária Ordinária do CONSEA, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Brasília. No momento em que as catástrofes climáticas e socioambientais no Rio Grande do Sul nos chamam para a ação urgente do presente, a educadora integrou o painel “Mudanças Climáticas, Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional”. Com reflexões acerca da pouca visibilidade da dimensão da justiça climática e do direito humano à alimentação adequada durante o enfrentamento das catastrofes climáticas, Maureen apontou que é urgente necessidade de discutir prevenção e adaptação desde esses pontos de vista, com enfoque no abastecimento e nas políticas de compras públicas de alimentos, sejam provenientes do campesinato e PCTs, sejam de ações como as Cozinhas Solidárias, que estão sendo montadas por movimentos sociais em várias cidades gaúchas — a capital Porto Alegre já conta com uma.
Maureen também trouxe conexões com o encontro do G20 e da COP30 no Brasil, como espaços onde a discussão da soberania alimentar e da justiça climatica precisam ser chave em matéria de financiamento e de mobilização popular, e mencionou as falsas soluções à crise do clima, que pautam muitos interesses na velha ordem mundial: “são uma forma de atrasar a implementação de políticas reais como a agroecologia e a reconstrução de uma infra-estrutura urbana que consiga lidar com os desafios do presente e enfrentamento da desigualdade. Ainda que os impactos sejam para todas e todos, quem mais sofre são os que estão em áreas periféricas”.
Cidinha Moura, coordenadora da FASE Mato Grosso e integrante do Consea, destacou a contribuição de Maureen: “Foi importante a participação dela para trazer para o debate a importância de políticas públicas que fortaleçam a agroecologia e combate às falsas soluções para a crise climática.”
*Estagiária da Comunicação, sob supervisão de Claudio Nogueira