19/12/2014 14:04

O regional da FASE na Amazônia, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), que coordena a campanha “Quem Ama Abraça Fazendo Escola”, realizou atividades junto a estudantes de duas escolas municipais de Belterra, no Pará. A campanha contou com concursos de redação, de desenho e cartazes. Um vídeo, gravado com as crianças e adolescentes, traduziu o objetivo das ações: promover direitos e combater a violência contra as mulheres.

As atividades também fizeram parte da mobilização “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”. Criada em 1991 pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL, em inglês), ela ocorre em nível internacional, mas também nacional e regional. As ações acontecem em diversos países entre 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil, a mobilização é realizada desde 2003, contando com a participação da sociedade civil e de órgãos do governo. A ideia é a de contextualizar os direitos das mulheres e a questão da violência contra a mulher dentro das pautas dos direitos humanos. No país, dez mulheres sofrem maus tratos a cada hora, segundo o Mapa da Violência  – Homicídio de Mulheres, de 2012. O estudo mostra também que a cada duas horas, uma é morta.

Diante dessa realidade, o vídeo serve como instrumento pedagógico de conscientização. Uma forma de colaborar para que o machismo, enraizado na sociedade, seja desnaturalizado e combatido desde bem cedo.

Confira: