A FASE, em Pernambuco, foi fundada em 10 de abril de 1968. Hoje, segue fortalecendo as Causas Nacionais pelo direito à cidade, à soberania alimentar, à justiça socioambiental e à organização das mulheres.
Com sede no Recife — a capital mais desigual do país — a FASE atua para efetivação dos direitos nas cidades como parte integrante da defesa dos direitos humanos, da democracia e dos bens comuns, a fim de construir um ambiente de maior inclusão e igualdade, por cidades mais democráticas e espaços urbanos ambientalmente sustentáveis, onde a justiça social e a equidade de gênero e étnica possam existir, na contramão ao atual modelo de cidades, razão pela qual sua atuação tem fortalecido o protagonismo dos atores populares em luta, contra a apropriação privada das políticas públicas e todas as formas de desigualdades e de reprodução da violência.
Na defesa do direito à cidade, a FASE busca fortalecer mulheres negras, juventudes, pescadoras, costureiras, ambulantes, agricultoras (es) urbanas (os), dentre outros segmentos populares e movimentos sociais que vem tecendo um novo modelo de cidade desde as ocupações urbanas, as hortas comunitárias, as cozinhas solidárias, a defesa dos territórios tradicionais, as disputas por moradias em áreas centrais… enfim, as lutas sociais e coletivas a partir dos territórios populares e periféricos do estado.
Uma das marcas de seu trabalho tem sido a relação orgânica com os movimentos sociais na Região Metropolitana de Recife, na Zona da Mata e no Sertão do estado, o que fortalece a ação política dos sujeitos sociais e de suas redes de articulação. Por isso, a FASE Pernambuco tem atuado de forma articulada com outros segmentos da sociedade no sentido de assessorar, implantar, apoiar e fortalecer ações relacionadas à exigibilidade de direitos e à justiça ambiental. É parte de seu fazer político e metodológico a busca pela ampliação de políticas públicas que favoreçam a luta das juventudes e das mulheres, inclusive políticas para a geração de emprego e renda, combinando atividades de formação e de incidência para realização dos de direitos.
O trabalho da FASE procura incentivar a organização, a participação política e a solidariedade entre lideranças e organizações populares enquanto condições básicas para o enfrentamento da pobreza urbana, para a garantia de direitos sociais e ambientais e para o fortalecimento de práticas coletivas nos territórios e periferias locais.
É acreditando na força da educação popular, na organização dos sujeitos sociais nos seus territórios e em espaços de coletivos, na formulação de metodologias participativas e na construção de propostas de políticas públicas que a FASE Pernambuco tem se dedicado na mobilização e no envolvimento da população na defesa de seus próprios direitos e do bem viver nas cidades.
Leia Mais:
Notícias
Coordenação
-
Luiza de Marillac
Administração
-
Maria Verônica Silva Sales
Suporte e Manutenção
-
Maria Sulamita Alexander
-
André Araripe
-
Sarah Vidal
-
Rosimere Nery
-
Rebecka Santos
Educadores
Comunicadora
Rua Viscondessa do Livramento, 168 - Derby - Recife – PE - 52010-060