Primeira unidade a ser fundada, em 1963, a FASE Rio atua na promoção ao direito à cidade, na defesa de espaços urbanos democráticos e ambientalmente sustentáveis. Contribui para o fortalecimento de organizações sociais de base territorial, defendendo direitos e políticas públicas capazes de reduzir as desigualdades, o racismo, as violências e as diferentes formas de opressão social.
A FASE Rio também atua com atividades vinculadas à promoção da justiça ambiental, defesa dos bens comuns e direitos territoriais e incentiva a organização de mulheres como sujeitos de direitos. Desenvolve atividades na área central do Rio, no Complexo de Favelas de Manguinhos e em cidades da Baixada Fluminense, territórios que fazem parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
A FASE trabalha diretamente com quem sofre os impactos de um modelo de produção de cidade baseado na desigualdade e na militarização urbana, com aqueles que resistem às inúmeras opressões urbanas: jovens, mulheres e famílias moradoras de favelas e nas periferias da região metropolitana.
A partir da perspectiva da educação popular, nosso trabalho tem contribuído para que esses segmentos sociais denunciem o racismo institucional, o genocídio da população negra e a violação do direito à vida, bem como tem buscado mostrar que, por trás das opressões, há sujeitos sociais construindo processos de resistência e apresentando propostas alternativas ao atual modelo de produção de cidades.
A FASE Rio desenvolve atividades de assessoria, mobilização e incidência em políticas públicas, com o propósito de aproximar movimentos sociais ligados à agenda e às lutas das políticas setoriais urbanas — saneamento, habitação, mobilidade urbana e regularização fundiária — com as agendas dos Direitos Humanos, da justiça ambiental e de defesa dos bens comuns — agendas assumidas por ONGs, centros de pesquisas, mandatos parlamentares, movimentos e coletivos com distintos focos de atuação, entre outros, além de trazer a perspectiva de gênero, raça e classe para discussão.
Nesse sentido, além de trabalhar com sujeitos coletivos protagonistas das lutas urbanas por políticas públicas setoriais, a FASE também atua com sujeitos coletivos que se mobilizam a partir de uma agenda heterogênea, que procura enfrentar as inúmeras violações que emergem no cotidiano da metrópole fluminense.
Leia Mais:
Notícias
Fase Rio de Janeiro
Coordenação
-
Aercio B. de Oliveira
-
Bruno França
-
Caroline Santana
-
Clara de Lima
Educadores
Estagiária
Rua das Palmeiras, 90 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - 22270-070