Paula Schitine
25/04/2024 14:42
Agricultoras da Associação de Mulheres da Comunidade de Duas Barras do Fojo, assessorada pela FASE Bahia, no município de Mutuípe – território do Vale do Jiquiriçá – visitaram o Assentamento Dandara Dos Palmares, no município de Camamu, território de Identidade do Baixo Sul. Essa é uma atividade da Chamada Pública, ATER Biomas.
Inicialmente, elas conheceram a história e as experiências dos assentados. A ocupação ocorreu em 1997 e, hoje, várias famílias vivem neste local que é vizinho a mais dois assentamentos, Mariana e Zumbi dos Palmares. O educador da FASE Bahia, Aldair Silva França, explica que o território tem culturas de plantas diversificadas e uma produção orgânica certificada. “O interessante é perceber que tudo se aproveita por lá, e durante este intercâmbio, foi possível conhecer a agroindústria da dona Del, uma das primeiras famílias assentadas e o grupo de mulheres da comunidade”, relata o educador.
Na oportunidade, as mulheres da comunidade de Duas Barras do Fojo compartilharam suas experiências com a produção de doces à base de chocolate, como ‘cacauada’ e nibes. Em seguida, as mulheres do assentamento compartilharam o passo-a-passo de duas receitas usando o mel do cacau e a polpa do cupuaçu.
*Comunicadora da FASE