03/05/2007 13:34

Entre os dias 18 e 20 de abril aconteceu em Salvador, na Bahia, o II Congresso Estadual da Agricultura Familiar da FETRAF- Bahia. O Congresso contou com a presença de mais de 1.200 pessoas, entre delegados e delegadas eleitos nas entidades de base da Federação de Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar na Bahia. Além de dezenas de convidados e observadores, 690 delegados, sendo 274 mulheres, participaram do Congresso que teve por finalidade eleger a próxima Diretoria da FETRAF Bahia, mas também discutir e encaminhar estratégias de organização, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da agricultura familiar na Bahia e no Brasil

Várias delegações, provenientes de diferentes regiões da Bahia (Chapada, Senhor do Bonfim, Extremo Sul, Paulo Afonso, Oeste, Nordeste II, Litoral Norte, Juazeiro, Feira de Santana, Serra geral, Sisal, Sudoeste, Sul, Vale do Jiquiriçá, Amargosa, Baixo Sul, Alagoinhas) também se organizaram para expor seus produtos agrícolas e de artesanato, nas dependências do local onde se realizou o II Congresso.

O Governador da Bahia, Jaques Wagner, e o Ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel estiveram presentes e fizeram pronunciamentos na sessão solene de abertura.

A FASE e suas experiências concretas de intervenção educativa feitas em parceria com a FETRAF e sintetizadas no Projeto FASE Semear foram muito comentadas e debatidas em várias comissões de trabalho que se reuniram durante o Congresso.

O Documento Base debatido pelos congressistas é enfático na priorização da necessidade de se avançar nas atividades de construção de alternativas de Educação do Campo. A idéia é que essa construção de alternativas se dê através do fortalecimento da organização de base, difusão e construção de conhecimentos em agroecologia, formulação de alternativas de comercialização, e criação de condições que estimulem e garantam a participação de mulheres e de jovens em todos os aspectos relacionados à agricultura familiar e sua representação política e sindical.

O II Congresso foi um passo importante para a consolidação da FETRAF, e para a continuidade das ações educativas feitas em parceria com a FASE na Bahia, com organizações de base que se identificam com os princípios e concepções defendidos pela FETRAF Bahia, especialmente na promoção da Educação do Campo, construção de experiências concretas em agroecologia, e enfrentamento das monoculturas.

O Congresso também se mostrou um espaço de articulação para outras ações já em curso no Estado. A FASE, por exemplo, levou um material alusivo ao enfrentamento da expansão da monocultura do eucalipto na Bahia e um material informativo da Campanha O Brasil tem Fome de Direitos – Art. 6º da Constituição Federal para ser distrubuído aos participantes do Congresso.

Além disso, entidades parceiras da Campanha Quem não deve não teme – fiscalização popular de contas públicas, se organizaram para distribuir material e informar aos participantes sobre as atividades da edição 2007 desta Campanha. Vários delegados e delegadas, especialmente aqueles que participam de Conselhos Municipais de Políticas Públicas manifestaram interesse em receber maiores informações sobre a Campanha Quem não deve não teme.

Clique aqui e leia do Documento-base preparado para os delegados e delegadas participantes do congresso pela diretoria da FETRAF Bahia.