16/12/2011 17:40
Participaram da celebração cerca de 50 pessoas, representando parceiros da entidade no estado como membros da Articulação Capixaba de Agroecologia, Rede Alerta contra o Deserto Verde, quilombolas, estudantes, professores da UFES e outros. Também ex-técnicos estiveram na comemoração.
O vídeo “Retoma”, que está sendo elaborado pela equipe da FASE ES sobre a retomada de terras nas comunidades quilombolas de Angelim e São Domingos, teve sua primeira exibição na festa em comemoração aos 50 anos da FASE Nacional.
História
No Espírito Santo, a FASE tem uma longa trajetória de contribuição com as lutas travadas pela sociedade civil capixaba. Nos anos 70 e 80 atuou na luta pela moradia, na região metropolitana de Vitória, contribuindo com a construção de associações de moradores e movimentos sociais urbanos, e com a formação das oposições sindicais, no campo e na cidade. A partir dos 90, a FASE ES contribui com a resistência contra a expansão inconseqüente dos grandes projetos. No final dos 90, e a partir da primeira década do XXI, a FASE ES está diretamente envolvida nas principais lutas territoriais capixabas contra a monocultura do eucalipto, em defesa da Reforma Agrária e da demarcação/titulação dos territórios dos povos tradicionais indígenas e quilombolas, bem como em defesa dos direitos de carvoeiros, camponeses e afetados pelo modelo regional de desenvolvimento.
Para os próximos 50 anos, enfrentando velhos e novos desafios, a FASE mantém seu compromisso com as lutas de contra-hegemonia da sociedade civil capixaba. Nada disso, no entanto, seria (ou será) possível sem a contribuição das pessoas, movimentos e organizações que estiveram direta ou indiretamente envolvidas com as causas que lutamos.