Vídeos

Cadernetas agroecológicas na Amazônia


O vídeo, produzido pelo programa da FASE na Amazônia e pela Rede de Mulheres Empreendedoras Rurais da Amazônia (REMERA), mostra a importância da Caderneta Agroecológica para mulheres agricultoras da Amazônia. “Essa [a caderneta] é uma ferramenta que contribui na visibilização da produção e na geração de renda nos espaços agrícolas protagonizados pelas mulheres e o quanto o trabalho delas gera soberania e segurança alimentar, saúde e renda às agricultoras e suas famílias”, explica Jaqueline Santos, educadora da FASE na região.

A agricultora Leocadia Moraes, da comunidade quilombola África, em Abaetetuba, diz que achava que só tinha açaí no quintal. A Caderneta a ajudou na descoberta de outros alimentos que já existiam lá e a incentivou no cultivo de outros. “Nós não sabíamos o que gastávamos no mês. A aplicação da Caderneta foi importante para descobrirmos o que tínhamos nos nossos quintais, para a organização da renda e a união das mulheres agricultoras da comunidade”, comemora. 

A agricultora conta que hoje oito mulheres se reúnem três vezes por semana e que cada uma tem a sua roça e seus produtos bem organizados. “É participando das reuniões e dos encontros que a gente vai aprendendo”. Jaqueline lembra ainda que o monitoramento das Cadernetas traz uma reflexão sobre a diversidade do universo rural e o quanto que as mulheres do campo se diferenciam de acordo com a região”. 

Enviando sua mensagem