Notícias

29/09/2021AmazoniaDireito à cidadeDireitos HumanosJustiça AmbientalMulheres

Café Regional: nas ondas da Amazônia nas ondas da Amazônia 23

No mês da independência, o Café Regional falou do Grito das Excluídas, das mobilizações indígenas em defesa da vida e do desmatamento na Amazônia, agravado pelo desmonte de políticas públicas


Se pudéssemos resumir com uma hastag a cobertura do Café Regional em setembro, esta seria é: #LutaPelaVida. Ao longo do mês, o programa tratou de temas como as mobilizações indígenas em defesa da vida e dos territórios, a luta de mulheres por mais saúde, educação, trabalho e moradia e o desmonte dos órgãos de fiscalização ambientais na região amazônica, o que ameaça tanto os modos de vida e a biodiversidade do local. 

Assim, no dia quatro a atração denunciou as violações direitos humanos que indígenas vem sofrendo no Brasil, dentre elas a tese do Marco Temporal, e mostrou a repercussão internacional desses casos. Participaram Alessandra Korap, liderança indígena do povo Munduruku, do alto e médio Tapajós e Juliana Morais, da Internacional Progressista, convidada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) para X. E a mensagem do dia foi: nossa história não começou em 1988. 

Setembro é o mês da independência do Brasil e, por isso, no dia 11 o programa tratou do Grito das Excluídas(os) e a construção de uma sociedade mais solidária. Foram entrevistados o padre Edilberto Sena, da Comissão de Justiça e Paz da arquidiocese de Santarém(PA); Ivete Bastos, então coordenadora da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR), Márcio Pinto, professor e presidente do Trabalhadores em Educação Pública do Pará(SINTEPP);  Rosenilce Victor, representante da Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (FEAGLE), Renan Rocha, agente do Conselho Pastoral dos Pescadores da Arquidiocese de Santarém; Luci Nascimento, do Clube da Luta Feminina e o doutor Vinicius Savino, médico e diretor do Hospital Municipal de Santarém 

E por último, no dia 25 foi a vez de falar sobre o desmatamento da Região Amazônica. Adriana Ramos, assessora do Instituto Socioambiental(ISA), Roberto Ossak, agente da Comissão Pastoral da Terra(CPT) em Rondônia e a cacique Hosana Puruborá de Rondônia. 

O Café Regional é uma iniciativa da FASE em parceria com a Rádio Rural de Santarém (PA) – 710 AM e que tem o apoio do Greenpeace.  O programa vai ao ar todos os sábados, a partir das 08h05 da manhã, mas todos os episódios ficam disponíveis aqui no nosso site.

Enviando sua mensagem